Lisboa, 27 jun (EFE).- O presidente de Portugal, Aníbal Cavaco Silva, marcou hoje as próximas eleições legislativas do país para o dia 27 de setembro, segundo anunciou no Palácio de Belém, residência oficial portuguesa.

Em um discurso transmitido pela televisão, Cavaco Silva disse que tinha escolhido essa data "após ouvir todos os partidos políticos com assento no Parlamento".

Segundo o presidente, apenas um dos partidos, o Social Democrata (PSD, de centro-direita), ao qual ele pertence, apresentou a proposta de que as eleições legislativas e municipais fossem marcadas para o mesmo dia.

O Governo socialista liderado pelo primeiro-ministro português, José Sócrates, já havia escolhido o dia 11 de outubro como data para as eleições municipais.

De acordo com Cavaco Silva, os partidos consultados concordaram em definir o dia 27 de setembro como o preferido para o pleito legislativo.

Nas eleições legislativas anteriores, em fevereiro de 2005, o Partido Socialista obteve maioria absoluta no Parlamento e fez com que Sócrates fosse nomeado primeiro-ministro. EFE mrl/bba

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.