Portugal registra alta participação no início das eleições

LISBOA - A participação nas primeiras horas das eleições legislativas deste domingo em Portugal é quase o dobro da registrada nas europeias de junho, segundo os primeiros dados oferecidos pelas autoridades eleitorais.

EFE |

Após quatro horas de votação, já tinham votado 2 milhões dos 9,4 milhões que estão convocados às urnas para decidir a composição do Parlamento e a formação do próximo Governo, um número superior também à registrada nas anteriores eleições legislativas de 2005.

No entanto, a Comissão Nacional de Eleições (CNE) atribuiu parte da maior ida às urnas, em relação à votação de quatro anos atrás, ao fato de que, desta vez, há 600 mil eleitores a mais que então.

Os mais de 4 mil colégios eleitorais distribuídos pela parte continental de Portugal e pelos arquipélagos de Madeira e Açores tinham registrado às 12h (8h de Brasília) o voto de 21,2% dos eleitores, frente ao 21,9% de 2005 e ao 11,8% das europeias de junho.

Na jornada eleitoral de hoje, enfrentam-se os dois grandes rivais da política portuguesa, o Partido Socialista (PS) do primeiro-ministro José Sócrates e o Partido Social Democrata (PSD) de Manuela Ferreira Leite.

As primeiras projeções de resultados sobre as eleições de hoje começarão a sair após o fechamento dos colégios em todo o país, às 20h (16h de Brasília).

Leia mais sobre: Portugal

    Leia tudo sobre: eleiçõesportugal

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG