Navio com cerca de 300 automóveis partiu de Sendai com destino a Nagoia

Automóveis da Toyota são embarcados no porto de Sendai, uma das áreas mais atingidas pelo tsunami
Reuters
Automóveis da Toyota são embarcados no porto de Sendai, uma das áreas mais atingidas pelo tsunami

Tóquio - O porto de Sendai, uma das cidades mais afetadas pelo terremoto e o posterior tsunami de 11 de março na província japonesa de Miyagi, foi reaberto neste sábado para o tráfego comercial com uma carga de veículos da fabricante Toyota.

Segundo informou a agência local "Kyodo", cerca de 300 carros do maior fabricante mundial de veículos, produzidos em sua fábrica na província de Iwate (norte japonês), foram carregados em um navio com destino a Nagoia (região central).

O governador de Miyagi, Yoshihiro Murai, por sua vez, indicou que no fim deste mês estarão prontas 1.311 casas temporárias em 13 das localidades mais afetadas na província. A previsão é que outras 10 mil comecem a ser construídas em meados de maio. O aeroporto de Sendai foi reaberto na quarta-feira, pouco mais de um mês depois de ter sido arrasado pelo tsunami de 11 de março, em tragédia que deixou o saldo de 3.645 mortos e 14.384 desaparecidos.

Após o terremoto, o aeroporto, que teve pistas destruídas e com carros amontoados, era utilizado apenas por aviões e helicópteros das Forças de Autodefesa (Exército) do Japão e militares americanos envolvidos nos trabalhos de emergência.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.