Porta-voz do Taleban é preso no Paquistão

Por Zeeshan Haider ISLAMABAD (Reuters) - Forças paquistanesas anunciaram ter detido o porta-voz do Taleban no vale do Swat, na primeira prisão importante na região desde o início de uma ofensiva militar há mais de quatro meses.

Reuters |

A prisão de Muslim Khan representa mais um golpe para o Taleban paquistanês, cujo líder Baitullah Mehsud foi morto em agosto na região do Waziristão do Sul.

Uma série de avanços e ataques do Taleban neste ano gerou temores sobre o futuro do Paquistão, um país com armas nucleares, e alarmou o aliado EUA, que chegou a sugerir que o governo do país estaria "abdicando" em favor dos militantes.

Mas a ofensiva do Swat, lançada no final de abril, e ataques contra redutos do Taleban na fronteira com o Afeganistão, inclusive em redutos como o Waziristão do Sul, tranqüilizaram Washington quanto ao comprometimento paquistanês na luta contra a militância islâmica na região.

Sem entrar em detalhes, o porta-voz militar, Major General Athar Abbas, disse que Khan e quatro outros dirigentes do Taleban no Swat foram presos "numa operação bem-sucedida."

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG