Por Rio 2016, Governo promete sanear 100% do esgoto da cidade

Rio de Janeiro, 23 jan (EFE).- O governador do Rio de Janeiro, Sergio Cabral Filho, afirmou que, até 2016, a capital do estado terá 100% de seu esgoto tratado.

EFE |

A promessa foi feita durante a inauguração da Estação de Tratamento de Esgotos Alegria, obra mais importante do Programa de Despoluição da Baía de Guanabara.

O projeto do Rio de Janeiro para sediar os Jogos Olímpicos de 2016 tem a baía como sede das competições de vela.

"Este é um passo muito importante. E o Governo do Rio assume o compromisso de que, até 2016, 100% do esgoto do Rio de Janeiro será tratado", disse Cabral, segundo o site da candidatura da cidade aos Jogos.

O superintendente de operações do Comitê Rio 2016, Carlos Luiz Martins, ressaltou a importância de se trabalhar pelo meio ambiente.

"Esta inauguração faz parte de um plano amplo e mostra o engajamento do Governo do estado e da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) na candidatura do Rio. É uma ação importante e fortalece nosso projeto, pois a área de meio ambiente é fundamental para o Comitê Olímpico Internacional (COI)", disse.

Em fevereiro, a Cedae dará início à despoluição do Canal do Cunha, também na Baía de Guanabara. O projeto, de R$ 200 milhões, terá reflexo na candidatura do Rio, segundo o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc.

"Esta obra também terá reflexos na candidatura olímpica. Nosso compromisso é limpar a Baía de Guanabara para ganhar mais espaços de lazer, turismo e esporte", disse Minc. EFE edv/plc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG