Sydney - Um povoado australiano se transformou neste sábado no primeiro do mundo a proibir a venda de água engarrafada para reduzir o impacto das garrafas de plástico no meio ambiente, informou a rádio ABC.

A localidade de Bundanoon, no estado de Nova Gales do Sul, no sudeste da Austrália, aprovou em julho a campanha com o apoio de 350 dos 352 membros do conselho municipal e uma arrasadora maioria da população de 2,5 mil habitantes.

Na noite de sexta-feira foram retiradas as últimas caixas de água engarrafada de todos os comércios da localidade e a partir de agora só se poderão encher vasilhas reutilizáveis.

A iniciativa nasceu depois que uma empresa de bebidas anunciou seus planos para engarrafar água proveniente de uma reserva subterrânea próxima.

O administrador chefe de Nova Gales do Sul, Nathan Rees, pediu a outras cidades que se somem ao plano e deixem de comprar este produto.

Os australianos gastaram em 2008 cerca de 500 milhões de dólares locais (US$ 388 milhões) em água engarrafada, 10% mais que o ano anterior.

Leia mais sobre: Austrália

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.