Popularidade do presidente de Taiwan cai 23 pontos percentuais em três meses

Taipé, 21 jul (EFE).- A taxa de aprovação popular do presidente de Taiwan, Ma Ying-jeou, registrou uma forte queda nos últimos dias, durante os quais caiu 26 pontos percentuais.

EFE |

Segundo a pesquisa de opinião realizada pelo jornal "Lianhe Bao" em 17 de julho, e divulgada hoje, a popularidade de Ma caiu de 66%, em 20 de maio, para 50%, em 19 de junho, e para 40% em 17 de julho.

Os insatisfeitos com a gestão de Ma passaram de 10%, em 20 de maio, para 30%, em 19 de junho, e 40% em 17 de julho.

Estes resultados, que têm margem de erro de 5%, coincidem com os mostrados por pesquisas similares realizadas por outras instituições locais.

Analistas creditam a baixa de popularidade de Ma à alta dos preços dos alimentos e de outros produtos básicos; à queda da bolsa e à má gestão nas operações de resgate e prevenção perante a aproximação do tufão "Kalmaegi".

"O presidente taiuanês presta muita atenção à reação popular à sua gestão, e está disposto a aceitar sugestões para melhorar", disse o porta-voz presidencial, Wang Yu-chi, em reação às pesquisas.

A política de Ma de aproximação com a China, com a qual espera reaquecer a economia da ilha, ainda não rendeu os frutos desejados, e vem gerando insatisfação popular. EFE flp/gs

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG