Popularidade do Governo japonês cai par menos de 20%

Tóquio, 11 jan (EFE).- O índice de popularidade do Governo japonês caiu 6,3 pontos entre dezembro e janeiro, para 19,2%, segundo uma pesquisa feita neste fim de semana e publicada hoje pela agência local de notícias Kyodo.

EFE |

A taxa de desaprovação do Governo japonês ficou em 70,2%, indicou a mesma sondagem, realizada em um momento no qual o primeiro-ministro japonês, Taro Aso, já fala da possibilidade de antecipar as eleições gerais no país de setembro para um mês entre abril e junho.

Aso disse várias vezes que convocará eleições assim que forem aprovados o orçamento nacional deste ano e o orçamento geral extraordinário para 2008, que inclui fundos para um pacote de estímulo econômico.

O líder do principal partido da oposição, Ichiro Ozawa, disse hoje que poderia votar a favor do orçamento geral para 2009 proposto pelo Governo se Aso garantir a antecipação das eleições.

Após a queda da popularidade de Aso, o apoio popular a Ozawa cresceu 11,9 pontos, para 46,4%, em relação à última pesquisa, realizada em dezembro.

Na sondagem, feita por telefone entre sábado e hoje, só 22,1% dos entrevistados disseram que preferiam Aso como primeiro-ministro, 11,4 pontos a menos que em dezembro.

Por outro lado, 51,4% dos japoneses disseram que prefeririam um Governo liderado pelo atual partido na oposição, o Democrático do Japão (PDJ), fora do poder há mais de 50 anos.

Por sua vez, 30,5% dos que foram ouvidos responderam que preferem no poder o governista Partido Liberal-Democrata (PLD).

Quanto às eleições legislativas, 39,7% dos entrevistados disseram que votariam no PDJ, contra 26,3% que optariam pelo PLD. EFE icr/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG