Popularidade de presidente Uribe cai para 78% na Colômbia

Por Hugh Bronstein BOGOTÁ (Reuters) - A popularidade do presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, caiu para 78 por cento em pesquisa divulgada nesta quarta-feira pelo instituto Gallup, depois de bater recorde em julho em meio à euforia pela libertação de Ingrid Betancourt.

Reuters |

De acordo com a pesquisa, Betancourt, resgatada numa ousada operação de inteligência militar em 2 de julho após 6 anos mantida como refém na selva, aparece como a segunda política mais querida do país, com 63 por cento de aprovação.

Mas a ex-candidata à Presidência, que vem atuando como uma espécie de embaixadora dos reféns restantes, ainda não se pronunciou sobre uma eventual volta à política.

O Gallup ouviu mil moradores das quatro maiores cidades da Colômbia no final de agosto. A margem de erro da pesquisa é de 5 pontos percentuais.

Uribe, que chegou a ter 85 por cento de popularidade na pesquisa Gallup, deixa em aberto a possibilidade de promover outra mudança na Constituição para disputar um terceiro mandato em 2010. Caso não o faça, seu candidato mais provável é o ministro da Defesa, Juan Manuel Santos, que tem aprovação de 56 por cento, segundo a pesquisa.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG