Popularidade de Chávez cai para 51,8% afetada pelo desabastecimento

A popularidade do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, caiu para 51,8% na última medição da Datanálisis, um percentual mais de 20 pontos abaixo da média dos últimos anos, segundo o diretor da empresa Luis Vicente León.

AFP |

Nos três anos anteriores, a avaliação sobre a gestão do presidente estava entre 70% e 75%, comentou León.

O tema que mais debilitou a imagem do mandatário é o desabastecimento de produtos de consumo básico, como o leite, resultado, entre outras questões, do controle de preços.

Apesar da insegurança ter sido registrada como o problema principal em novembro, com 46,7% das queixas, nesse mês o desabastecimento aparece pela primeira vez, com 14,5%, um alto índice ao se considerar que o tema nem aparecia nas pesquisas anteriores.

A percepção sobre a situação do país, que de 2004 a outubro de 2007 era positiva, com picos de 75% em 2006, começou a se deteriorar meses antes do referendo sobre a reforma constitucional.

A próxima batalha eleitoral no país está programada para novembro, para as eleições regionais, "quando, de acordo com o panorama atual, a oposição pode ganhar um terço dos postos eleitorais, se considerado um melhor cenário", afirmou León.

vf/fb

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG