céu azul - Mundo - iG" /

Poluída, Pequim prevê número menor de dias com céu azul

PEQUIM (Reuters) - O prefeito de Pequim, Guo Jinlong, disse na segunda-feira que a capital chinesa enfrenta um problema extremamente sério de poluição, e por isso a meta de dias com céu azul será menor do que o número alcançado em 2009. A cidade com frequência fica coberta por uma fumaça malcheirosa, resultado do grande número de carros - reflexo do estonteante crescimento econômico -, do rápido desenvolvimento industrial na região metropolitana e do uso excessivo do carvão em usinas termoelétricas.

Reuters |

Guo prometeu que a cidade, de 17 milhões de habitantes, dará maior prioridade ao transporte público, construindo faixas exclusivas para ônibus e novas linhas de metrô, além de estimular o uso da energia "limpa" e de retirar das ruas veículos que poluam demais.

"Os problemas entre população, recursos e meio ambiente são extremamente sérios", disse Guo na sessão inaugural da Câmara Municipal, que tem poderes apenas protocolares. O evento aconteceu em um centro de conferências num remoto subúrbio da zona norte.

O prefeito disse que a cidade tentará alcançar 73 por cento dos dias deste ano com qualidade do ar excelente ou razoavelmente boa, ou seja, "dias de céu azul". Isso significa cerca de 266 dias, ante os 285 de 2009.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG