Polônia pede diálogo como solução para conflito na Geórgia

Varsóvia, 26 ago (EFE).- O Ministério de Assuntos Exteriores polonês defendeu hoje a integridade territorial da Geórgia e a via do diálogo internacional como única fórmula para decidir o futuro da região, após a decisão da Rússia de reconhecer a independência da Abkházia e da Ossétia do Sul.

EFE |

Em comunicado, a Chancelaria polonesa pediu o cumprimento dos acordos alcançados pelos presidentes da França, Nicolas Sarkozy, e da Rússia, Dmitri Medvedev.

"Nesses pactos foi assinalada a necessidade de um diálogo internacional para decidir o futuro status dos territórios da Abkházia e da Ossétia do Sul, e para garantir a estabilidade na região", ressalta a nota.

Segundo o texto, "qualquer outra via terá a desaprovação da comunidade internacional" e na próxima cúpula da União Européia, a Polônia pedirá medidas concretas para apoiar a integridade da Geórgia.

Durante a guerra entre Geórgia e Rússia, a Polônia liderou uma plataforma de países formada pelas repúblicas bálticas mais a Ucrânia, a favor da causa georgiana e contra a política de Moscou.

EFE nt/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG