Política dos EUA para Irã é um sucesso, diz Rice a Obama

A secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, rebateu nesta quarta-feira as críticas do pré-candidato democrata Barack Obama sobre a política americana para o Irã, classificando-a de sucesso.

AFP |

Ao ser interrogada, em uma entrevista coletiva junto com seu homólogo britânico, David Miliband, sobre as propostas de Barack Obama, Rice observou que o problema iraniano "não é apenas um problema americano, é um assunto internacional".

"E é um assunto sobre o qual a comunidade internacional está unida", frisou.

Obama classificou a política de George W. Bush de "fracasso total".

Rice lembrou dos esforços dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU (Estados Unidos, China, Rússia, França e Grã-Bretanha) e da Alemanha para tentar convencer o Irã de renunciar a seu programa nuclear, assim como das sanções adotadas pela ONU para tentar dobrar o regime de Teerã.

"Assistimos a um esgotamento dos investimentos nas infra-estruturas iranianas, a um esgotamento dos investimentos nas capacidades petroleiras do Irã, a um esgotamento dos créditos para a exportação para o Irã", insistiu.

"Acho que isso quer dizer uma coalizão internacional que teve sucesso", alfinetou Rice. "Gostaria de saber quais são as outras opções da comunidade internacional, porque essa política é, na minha opinião, a melhor possível para nós".

sl/tt/LR

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG