Policial e militar chegam a Cali após serem libertados pelas Farc

Guillermo Solórzano e Salín Sanmiguel foram resgatados por missão mediada pela ex-senadora Piedad Córdoba e a Cruz Vermelha

EFE |

O major da polícia Guillermo Solórzano e o cabo do Exército Salín Sanmiguel chegaram à cidade colombiana de Cali após serem libertados pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) na missão humanitária coordenada pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV).

AFP
Guillermo Solórzano (C) e Salín Sanmiguel (2º à esq.) chegam a Palmira, no Departamento de Valle del Cauca
O episódio aconteceu após dias de incerteza, em uma região desconhecida entre os departamentos de Cauca e Valle del Cauca, no sudoeste da Colômbia. O combinado, no entanto, era que as Farc realizassem a libertação no domingo em outra região do país.

O policial e o militar chegaram a Cali em um helicóptero brasileiro e foram recebidos por altos comandantes das duas instituições às que pertencem.

O major Solórzano foi sequestrado pelas Farc em junho de 2007, e o cabo Samiguel, em maio de 2008.

Acordo

Os dois foram entregues à ex-senadora Piedad Córdoba, a delegados da Cruz Vermelha e a um membro de Colombianos e Colombianas pela Paz, informou um comunicado da Cruz Vermelha. Segundo o texto também, os reféns libertados serão transferidos a Bogotá, onde vão se reencontrar com familiares.

"Estamos muito satisfeitos que no final tenham cumprido com os compromissos assumidos pelas partes, tanto pelo governo colombiano como pelas Farc", disse o chefe da delegação da Cruz Vermelha na Colômbia, Christophe Beney. Ele agradeceu ainda o “apoio do governo do Brasil que forneceu os helicópteros e a tripulação".

Com a libertação desta quarta-feira, sobe para seis o número de libertados pelas Farc desde 9 de fevereiro. Os outros colombianos entregues pela guerrilha são: os vereadores Marcos Baquero e Armando Acuña; o infante de Marinha, Henry López, e o patrulheiro da Polícia, Carlos Alberto Ocampo.

    Leia tudo sobre: colômbiafarcrefénsmissão humanitária

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG