Policiais se declaram inocentes em julgamento por morte de adolescente grego

Atenas, 22 jan (EFE).- Os dois policiais acusados pela morte de um adolescente grego em dezembro de 2008 se declararam inocentes, no julgamento que começou hoje na cidade de Amfisa, a 200 quilômetros de Atenas.

EFE |

Alexis Grigoropulos, de 15 anos, morreu em 6 de dezembro de 2008, após ser atingido por um disparo quando estava com um grupo de amigos no bairro ateniense de Exarjia, ponto de reunião de grupos anarquistas e antissistema e no qual os confrontos com a Polícia são frequentes.

A morte de Alexis Grigoropulos provocou distúrbios durante três semanas nas principais cidades gregas, por isso que o julgamento - cuja próxima audiência está prevista para sexta-feira da próxima semana - está rodeada de um forte esquema de segurança no qual participam 400 agentes.

Inclusive, se decidiu realizar o julgamento fora de Atenas para tentar reduzir a tensão e dificultar a presença de grupos radicais.

No banco dos réus estão os agentes Epaminontas Koronaeas e Vasilis Saraliotis, acusados o primeiro de homicídio doloso e, o segundo, de cumplicidade em homicídio, acusações das quais se declararam inocentes.

A defesa argumentou que, horas antes do fato, Grigoropulos tinha estado em um violento confronto com a Polícia em uma partida de polo em outro ponto da capital.

Segundo o relatório do legista, Grigoropulos foi morto pelo impacto direto de uma bala disparada por Koronaeas.

O agente assegurou na audiência que disparou para o ar para afugentar um grupo de jovens e que não tinha intenção de ferir o rapaz.

O julgamento deveria ter começado na quarta-feira, mas foi adiado depois que a defesa assim o solicitou, devido à ausência de um dos advogados e também ao pedido da mãe da vítima, Gina Tsakalian, por problemas de saúde na família.

Em seu testemunho, Gina disse: "Meu filho foi morto duas vezes.

Primeiro pelo assassino e depois pela tentativa de sujar seu nome e reputação". EFE afb-as/ma

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG