Policiais, presos e internados antecipam votação no Iraque

BAGDÁ - Os colégios eleitorais iraquianos abriram nesta quarta-feira suas urnas para que policiais, pacientes internados e presos possam votar nas eleições provinciais, previstas para o próximo sábado.

EFE |

Segundo números oficiais, 615 mil iraquianos -dos cerca de 15 milhões com direito a voto- devem ir às urnas hoje para escolher seus representantes em 14 dos 18 províncias do país, no primeiro pleito do Iraque desde as eleições gerais de 2005.

EFE
Policiais mostram dedos manchados de tinta após votar no Iraque


Nestas eleições, a atual composição política do país, marcada pela divisão étnica e religiosa, enfrenta novos partidos e personalidades, mais caracterizados por laicismo e nacionalismo, segundo analistas.

Nas províncias do sul do país, de maioria xiita, concorrem entre si os principais partidos que formam a governante Aliança Unida Iraquiana (AUI).

De um lado está o partido "Dawa", do atual primeiro-ministro Nouri al-Maliki, que aposta em um Iraque centrado no Governo Nacional e, do outro, a Assembleia Suprema da Revolução Islâmica (ASRI) de Abdel Aziz al-Hakim, que defende um sistema federal.

Ambos terão que competir com os candidatos fiéis ao clérigo antiamericano Moqtada al-Sadr, que se apresentam como independentes, mas contam com grande apoio, especialmente o na cidade de Basra, a segunda mais povoada do país.

Nas províncias centrais, onde os sunitas são a maioria, os partidos tradicionais, unidos na Frente do Consenso Iraquiano (FCI), de fortes características religiosas, enfrentam os candidatos tribais dos Conselhos de Salvação, que aparecem pela primeira vez na cena política, precedidos pela fama de ter posto em xeque a Al Qaeda e seus aliados.

Enquanto isso, nas três províncias do norte do país que compõem a região autônoma do Curdistão -Erbil, Dohuk e Suleimaniya-, assim como a companhia petrolífera província de Kirkuk, disputada por curdos, árabes e turcomanos, adiou suas eleições, devido a este conflito.

Leia mais sobre: eleições no Iraque

    Leia tudo sobre: eleiçõesiraque

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG