Polícia sérvia busca provas de foragido por crimes de guerra

Belgrado, 4 dez (EFE).- A Polícia sérvia iniciou hoje uma operação de busca da casa do filho do suposto criminoso de guerra foragido Ratko Mladic e de outros edifícios em Belgrado, informou a imprensa local.

EFE |

A emissora de rádio e televisão sérvia "B92" informou que a Polícia estava averiguando esta manhã a casa de Darko Mladic, o filho do ex-líder militar servo-bósnio, no bairro de Banovo Brdo.

O diretor da Polícia sérvia, Milorad Veljovic, confirmou que estava "em curso a batida", mas não precisou detalhes.

O encarregado sérvio de cooperação com o Tribunal Penal Internacional para a Antiga Iugoslávia (TPII), Rasim Ljajic, disse que nesta ação não procura os acusados pela corte internacional, mas "as provas que poderiam levar a sua captura".

"Não buscamos Mladic nesta operação, mas pistas, provas, materiais, documentos, qualquer coisa que possa levar a ele. É a posta em prática do 'plano de ação' (governamental)", disse.

O TPII também reivindica à Sérvia Goran Hadzic, antigo líder dos sérvios da Croácia.

Mladic e Hadzic são os únicos dois acusados por essa corte ainda em liberdade.

As autoridades sérvias insistem em que estão determinadas a completar a cooperação com o TPII e capturar a Mladic, principal condição para que a Sérvia possa progredir rumo à União Européia (UE).

Em 10 de novembro, na cidade de Valjevo, cerca de 90 quilômetros ao sudoeste de Belgrado, unidades da Polícia especial reviraram a fábrica e as casas da família de industriais Vujic na busca de provas sobre possíveis canais de financiamento que ajudassem a Mladic a se esconder.

Um representante dessa família indicou nessa ocasião que a busca se deveu a um negócio que há um ano tinha pactuado com Darko Mladic, filho do foragido geral.

O TPII acusa Mladic de genocídio de envolvimento com o massacre de cerca de 8 mil muçulmanos de Srebrenica, e de outros crimes cometidos durante a guerra bósnia (1992-1995). EFE sn/jp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG