Polícia prende um dos líderes do tráfico colombiano em Cali

Héctor Efrén era parceiro do narcotraficante mexicano Joaquín 'El Chapo' Guzmán e tinha negócios com as Farc

EFE |

As autoridades colombianas capturaram na cidade de Cali um líder do extinto cartel do Norte del Valle que era colega do narcotraficante mexicano Joaquín "El Chapo" Guzmán e tinha negócios com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), informou neste sábado a polícia local. Trata-se de Héctor Efrén Meneses Yela, conhecido como "Guara", capturado na tarde da sexta-feira, em Cali.

O general Carlos Ramiro Mena, chefe da Direção de Polícia Judiciária, explicou neste sábado à imprensa que "Guara" era um dos chefes do extinto cartel do Norte del Valle, ao lado de Wilber Alirio Varela ("Jabón"), assassinado na Venezuela em janeiro de 2008. Além disso, era a "mão direita" de Javier Antonio Calle Serna, que lidera junto com seu irmão Luis Enrique o poderoso grupo narcotraficante de "Los Comba".

Segundo publicou neste sábado o jornal El Tiempo , que cita fontes da investigação que permitiu a captura de "Guara", o detido operava nos departamentos de Nariño e Putumayo, na fronteira com o Equador, e conseguia a droga de vários provedores, entre eles das Farc. "Guara" despachava a droga de "Los Comba" por ar e mar rumo ao México para o cartel de Sinaloa, comandado por "El Chapo" Guzmán, um dos homens mais procurados desse país.

    Leia tudo sobre: Tráficocolômbia

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG