Polícia prende mentor e outros 9 envolvidos em atentado na Índia

Nova Délhi, 16 ago (EFE).- A Polícia da Índia afirmou hoje que prendeu o mentor do atentado realizado no dia 26 de julho na cidade de Ahmedabad (oeste), que matou 55 pessoas, e outros nove terroristas envolvidos no ataque.

EFE |

O diretor-geral da Polícia da região de Gujarat, P. C. Pande, explicou em coletiva de imprensa que Mufti Abu Bashir, que pertence ao Movimento Estudantil Islâmico da Índia (Simi, em inglês), foi detido na cidade de Lucknow (norte).

"Bashir é o cérebro que está por trás do atentado. Será trazido em breve para Gujarat", anunciou Pande, citado pela agência de notícias "Ians".

"Posso dizer com orgulho que nossos esforços nos últimos 20 dias deram resultado, e que quase resolvemos o caso do atentado" de Ahmedabad, acrescentou o diretor-geral de Polícia.

Pande disse que a Polícia da região, juntamente com os serviços de inteligência indianos, está seguindo a pista dos ataques à bomba que aconteceram este ano em Jaipur (norte), Bangalore e Hyderabad (sul).

Perguntado sobre o grupo Indian Mujahedin, que reivindicou o ataque de Ahmedabad, Pande disse que o Simi está "envolvido" com esta organização.

Pande afirmou que os agentes desmantelaram uma rede de células terroristas em Gujarat.

"Desmantelamos esta rede, e isso nos ajudará a resolver os casos de outros ataques no país", afirmou.

Este ano, o terrorismo atingiu várias cidades turísticas indianas como Jaipur, localidades com importância econômica e tecnológica como Bangalore, e outras sensíveis como Ahmedabad, onde existem tensões entre hindus e muçulmanos.

As dificuldades das forças de segurança para descobrir a autoria dos ataques tinham gerado severas críticas a sua atuação.

O primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh, chegou inclusive a reconhecer em um discurso por ocasião da independência da Índia que os serviços de inteligência e os corpos de segurança do Estado precisavam "se reforçar" para combater a ameaça do terrorismo. EFE amp/wr/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG