Polícia prende 11 palestinos em operação em Jerusalém Oriental

JERUSALÉM ¿ As forças de segurança de Israel prenderam nesta segunda-feira 11 palestinos durante operação em um campo de refugiados em Jerusalém Oriental. Segundo a polícia, ação tinha o objetivo de pôr a área em ordem.

AFP |

Em jipes, dezenas de forças policiais e de fronteira entraram no densamente povoado campo de Shuafat, que fica ao norte de Jerusalém Oriental, território ocupado e anexado por Israel.

AFP
Estudantes são retiradas durante confrontos entre palestinos e soldados israelenses

Estudantes são retiradas da área dos confrontos

Os 11 palestinos foram presos sob suspeita de evasão fiscal, dívidas com o município, envolvimento em atividades criminosas e tumultos violentos, disse o porta-voz da polícia Shmuel Ben Rubi.

"Queremos pôr ordem na vila", disse, acrescentando que a operação duraria "o quanto fosse necessário".

Residentes locais disseram que a ação policial também teve como alvo trabalhadores palestinos da Cisjordânia que vivem na área sem permissão.

Durante a operação, jovens palestinos lançaram pedras contra os jipes policiais, e confrontos começaram à tarde, quando a polícia dispersou as multidões com granadas sonoras e balas de borracha.

AFP
Estudantes são retiradas durante confrontos entre palestinos e soldados israelenses

Palestinos arremessam pedras ao lado de pneus em chamas

Os palestinos de Jerusalém Oriental têm identidades israelenses e permissão para trabalhar no país, enquanto os palestinos da Cisjordânia precisam de pedir permissões de trabalho para o Estado.

Israel capturou Jerusalém Oriental com o resto da Cisjordânia na Guerra dos Seis Dias, em 1967, e a anexou mais tarde em uma medida nunca reconhecida pela comunidade internacional.

Israel considera toda a cidade sua capital "eterna e indivisível", enquanto os palestinos estão determinados a transformar a parte oriental na capital de seu futuro Estado.

Leia mais sobre Israel - palestinos

    Leia tudo sobre: cisjordâniaisraeljerusalémpalestinos

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG