Polícia mexicana investiga seqüestro de ex-militar americano

Autoridades do estado mexicano de Coahuila (norte) investigavam, nesta terça-feira, a suspeita de seqüestro do ex-militar americano e assessor em segurança Félix Batista e continuavam em contato com o governo dos EUA, informou a Procuradoria desse distrito.

AFP |

"O consulado dos Estados Unidos em Monterrey (norte) entrou em contato com a Procuradoria desde que se apresentou a denúncia" do seqüestro de Batista, disse à AFP, por telefone, um porta-voz da Procuradoria de Coahuila.

Alegando a necessidade de sigilo da investigação, o porta-voz não quis informar quem fez a denúncia do seqüestro de Batista, um ex-major do Exército dos EUA, de origem cubana, e assessor em segurança da empresa americana ASI Global, com sede em Dallas, no Texas.

Batista, que segundo a ASI Global participou da "resolução bem-sucedida" de mais de 100 casos de seqüestro, foi privado de sua liberdade no dia 10 de dezembro, na cidade de Saltillo, capital de Coahuila.

O seqüestro não teria sido violento, de acordo com a nota da Procuradoria de Justiça de Coahuila, que explica que Batista estava na noite de quarta-feira em um restaurante, acompanhado de várias pessoas. Ele lhes teria dito que se aproximaria de uma caminhonete branca, porque receberia uma mensagem.

O jornal "El Siglo de Torreón", que circula no estado de Coahuila, divulgou que Batista seria agente ativo da CIA, ou do FBI, e que a embaixada dos Estados Unidos já teria solicitado à secretaria de Governo (Interior) para tratar desse caso como um assunto de "prioridade na agenda nacional".

Consultada pela AFP, a embaixada dos EUA não comentou o caso, limitando-se a afirmar que está sendo investigado pelas autoridades mexicanas.

O desaparecimento de Batista aconteceu no distrito mexicano onde há uma semana foi votada uma polêmica lei que castiga o seqüestro com a pena de morte, abolida da Constituição mexicana em 2004 e em desuso desde 1961.

sem/tt/sd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG