Polícia mexicana detém chefe de cartel procurado pelos EUA

MÉXICO - A Polícia do México deteve, em Tijuana, Manuel Ivanovich Zambrano, conhecido como El Jimmy, suposto operador do cartel de Tijuana solicitado pela agência antidrogas americana (DEA), informou hoje a Secretaria de Segurança Pública mexicana.

EFE |

El Jimmy foi encontrado na zona norte da cidade fronteiriça, limite com os EUA, como resultado de trabalhos de inteligência, e fugiu em seu veículo após notar a presença policial, o que levou a uma perseguição acabou com a captura do "capo" metros depois.

O chefe do cartel estava com dez armas longas e sete curtas, assim como quase 4 mil cartuchos e 145 carregadores de diversos calibres.

El Jimmy pertencia ao grupo de Gustavo Rivera Martínez, "El Gus", capturado em março no mesmo estado mexicano, na Baixa Califórnia.

Após este incidente, o agora detido passou a ocupar a chefia do grupo e ficou sob sua responsabilidade grande parte do trânsito de drogas para os Estados Unidos.

O detido é considerado parte da nova geração de narcotraficantes que opera na fronteira, sob o comando de "El Ingeniero", como é conhecido o considerado líder do cartel de Tijuana, Fernando Sánchez Arellano.

Além disso, está entre os principais "vices" da organização criminosa, devido a papel no tráfico de drogas e na lavagem de dinheiro.

El Jimmy é o terceiro suposto narcotraficante mais procurado na lista do cartel de Tijuana da DEA.

Nos últimos anos, a organização criminosa foi duramente atingida pela lei e vários de seus chefes foram detidos e extraditados aos Estados Unidos, apesar de que continuarem a atividade e a violência.

Leia mais sobre tráfico no México

    Leia tudo sobre: drogaseuaméxicotráfico

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG