Polícia lança gás lacrimogêneo contra opositores na Venezuela

Caracas, 1 mai (EFE).- Terminou entre impropérios contra o presidente Hugo Chávez e gás lacrimogêneo lançado pela Polícia a marcha da oposição venezuelano no Dia do Trabalho.

EFE |

Os opositores foram atacados com gás quando tentavam passar do percurso permitido pela Polícia durante uma passeata.

O general Alirio Ramírez, da Guarda Nacional (GN), disse que "um grupo" de pessoas da marcha opositora "arremeteu violentamente e rompeu a barreira" de segurança, sem haver informação de feridos ou de presos.

A opositora Confederação de Trabalhadores da Venezuela (CTV) afirmou, no entanto, que algumas pessoas ficaram feridas.

Froilán Barrios, secretário-executivo da CTV, a principal organização sindical da oposição, lembrou que a passeata foi convocada pela central e não por dirigentes políticos.

"Nós vamos chegar até o ponto referente (autorizado); aceitamos que toda a sociedade civil, assim como os partidos políticos (...) possam participar, mas nós decidimos até onde vamos", afirmou pouco antes dos incidentes.

Antes da passeata da oposição, o prefeito maior de Caracas, o opositor Antonio Ledezma, denunciou como "provocadora" a presença policial e militar, com a qual o Governo evitou desvios e incidentes com os participantes das manifestações governistas, que também percorreram o centro da cidade.

Já Ramos Allup do partido Ação Democrática (AD), chamou a repressão de "brutal" e afirmou que ela foi ordenada por Chávez.

"Já estamos há dez anos aguentando o peste do porco (como se referiu ao presidente), que é a pior doença que tem este pobre país", atacou.

Por sua parte, Chávez disse que as marchas do Governo não tiveram incidentes, "porque estamos cheios de alegria" e não "cheios de ódio, como a oposição" e afirmou que a Venezuela está "à vanguarda" na tarefa de abrir "o profundo túmulo histórico do capitalismo" e "dar início às igualdades do novo socialismo". EFE ar/jp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG