Polícia iraquiana prende 25 suspeitos de planejar ataques terroristas

BAGDÁ - As autoridades de Bagdá, capital do Iraque, prenderam nesta terça-feira 25 supostos terroristas que planejavam atentados na capital e apreenderam grandes quantidades de explosivos em diversas operações nesta manhã, anunciaram fontes oficiais.

iG São Paulo |

O porta-voz do centro de operações de Bagdá, Qasem Ata, disse aos jornalistas que os detidos planejavam um atentado, mas não indicou quais seriam os possíveis alvos.

Ata acrescentou que os policiais apreenderam 200 quilos de TNT, outros materiais explosivos e 60 bombas.

Operação especial de segurança

Nesta terça-feira, a capital iraquiana passou por diversas medidas de segurança e foi palco de uma operação militar em diversos bairros para permitir aos corpos de segurança buscar carros-bomba.


Policial fiscaliza carros na capital iraquiana / AP

O porta-voz do Governo iraquiano, Ali al Dabbagh, afirmou em entrevista coletiva conjunta com o porta-voz do Ministério da Defesa, Mohammed al-Askari, que as forças de segurança dispunham de informações que levaram a realização da ofensiva.

De acordo com as informações, o líder político sunita Saleh al-Mutlak preparava um levante em resposta à proibição de seu grupo, a Frente Nacional para o Diálogo, concorrer nas eleições parlamentares de março, porque são simpatizantes do antigo regime de Saddam.

Atentados

Ao menos dois ataques ocorridos nesta terça-feira no Iraque causaram quatro mortes e deixaram mais seis pessoas feridas, segundo fontes do Ministério do Interior.

Três policiais morreram e outros seis ficaram feridos pela explosão de um carro-bomba na passagem de um comboio pela região de Al Saidiya, a 60 quilômetros ao norte de Baquba, capital da província de Diyala.

Em outro incidente, uma pessoa morreu na explosão de uma bomba próximo de Basra, ao sul de Bagdá.

Leia mais sobre Iraque

    Leia tudo sobre: iraque

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG