Polícia georgiana recupera controle de Gori

O ministério georgiano do Interior anunciou que sua polícia retomou nesta sexta-feira o controle de Gori - uma informação constatada por um correspondente da AFP que viu as forças da ordem da Geórgia patrulharem essa cidade do centro do país, já durante a tarde.

AFP |

Sirenes soavam nas ruas desertas da cidade após a retirada de tropas russas, com os moradores observando com alívio o retorno da polícia georgiana.

Alguns carros eram visíveis na estrada de acesso a Gori, mas não se pode falar de uma volta em massa, se bem que a maioria dos 70.000 habitantes desta cidade tenham deixado suas casas para fugir aos combates.

As ruas estavam calmas, com exceção da praça central de Gori, onde umas 12 viaturas da polícia esperavam ordens. Kotcha Bzchavili, um morador, estava sentado observando esta cena.

"É muito bom ver a polícia aqui. Sinto-me melhor, mas a situação é muito difícil", disse à AFP.

"Todos nossos estoques de alimentos acabaram. Os soldados russos tomaram tudo o que puderam. Como vocês vêem, as lojas estão fechadas e as pessoas sentem fome".

"O mais importante para a cidade são os trabalhos de reconstrução de estradas e casas destruídas durante a guerra", comentou o prefeito de Gori, David Khmedachvili.

Algumas zonas foram devastadas por bombardeios russos, como as estradas destruídas pelos tanques de Moscou, que se retiraram nesta sexta-feira.

Segundo o secretário do Conselho de Segurança georgiano, Alexandre Lomaïa, a maior parte das cerca de 100.000 pessoas deslocadas pelo conflito na Ossétia do Sul, deverão poder retornar logo a seus lares.

sjw-alf/sd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG