Polícia francesa desmantela rede internacional de tráfico de cocaína

Um tráfico de cocaína entre a América Latina e a região de Lyon, no centro-leste da França, foi desmantelado pela polícia francesa, que prendeu duas pessoas esta semana e apreendeu desde julho 65 kg da droga.

AFP |

De acordo com fontes judiciais, a droga era procedente da Bolívia e passava pelo Brasil antes de seguir para a França.

Um franco-espanhol suspeito de ser o chefe da organização foi detido sexta-feira no porto de Fos-sur-Mer, no sul da França, onde viera receber pessoalmente uma Chevrolet 1962 importada da Bolívia via o Brasil, informaram as fontes.

No chassi do veículo, os investigadores encontraram, depois de procurar por mais de oito horas, 28 kg de cocaína pura.

"Eles utilizavam um sistema muito eficiente e nunca visto até agora: a droga estava hermeticamente acondicionada no metal e não era detectável pelos cães farejadores. Esse tráfico poderia ter durado anos, se não tivéssemos investigado a partir de uma informação recolhida no terreno", destacou o oficial de polícia Claude Catto.

O franco-espanhol e uma mulher foram indiciados por tráfico de drogas e formação de quadrilha.

A rede, que alimentava essencialmente a região de Lyon, foi desmantelada graças a uma série de detenções iniciada em meados de julho com a prisão de um português, gerente de bar em Lyon, detido com cinco quilos de cocaína pura.

Os investigadores franceses transmitiram em seguida a seus colegas brasileiros informações que permitiram a apreensão de 30 kg de cocaína que iam ser exportados pela mesma rede, assim como a detenção de vários traficantes brasileiros.

"O caráter internacional e muito organizado desta rede, que mostrou grandes habilidades no acondicionamento da droga, lembra a French Connection", o tráfico de heroína que floresceu entre a França e os Estados Unidos nos anos 60, declarou o promotor de Lyon, Xavier Richaud.

cnp/yw

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG