Polícia faz busca em escritório de Murdoch após prender cinco

Quatro funcionários e um policial foram presos acusados de corrupção em troca de informações para o magnata da mídia

iG São Paulo |

A polícia inglesa fez neste sábado uma busca no jornal The Sun, de Rupert Murdoch, depois que um policial e quatro funcionários antigos ou atuais do tabloide foram presos acusados de corrupção policial por jornalistas. As prisões seguem investigações de irregularidades no grupo Murdoch que já causaram o fechamento de um periódico, o News of the World.

AP
Escritório do grupo Murdoch em que polícia procura mais evidências de corrupção

A polícia afirma que dois homens de 48 anos e outro de 56 anos, foram presos no início da manhã em suas casas. Outro homem, de 42 anos, foi detido mais tarde em uma delegacia. A grupo Murdoch News confirmou que os quatro trabalham ou trabalharam para a empresa.

Também foi preso um policial de 29 anos, na delegacia em que trabalhava.

A investigação para apurar o suborno por informação privilegiada é paralela a dos grampos que levou ao fechamento do News of the World.

Policiais estão procurando mais evidências na casa dos acusados e no escritório de Murdoch.
A polícia disse que as prisões deste sábado foram feitas como resultado de informações fornecidas pelo Comitê de Gestão e Normas da News Corp de Murdoch. A empresa disse que está cooperando. “Prometemos no verão passado que as práticas inaceitáveis de coleta de notícias não se repetirão", disse em nota.

Uma dúzia de pessoas foi detida sob suspeita, mas a maioria não foi formalmente acusada. Foram indiciados, a editora executiva do News of the World, Rebekah Brooks e Andy Coulson, ex-editor do periódico e chefe de comunicação do primeiro ministro, David Cameron. O jornal foi fechado.

Na semana passada, o grupo concordou em indenizar 37 vítimas incluindo o ator Jude Law, o jogador de futebol, Ashley Cole e o político britânico John Prescott.

* com AP

    Leia tudo sobre: news of the worldmurdochescutascorrupção policial

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG