Polícia do Hamas desarma bomba no trajeto de Jimmy Carter em Gaza

Gaza, 16 jun (EFE).- Forças de segurança do Hamas detectaram e desarticularam hoje uma bomba na rota percorrida pelo ex-presidente americano Jimmy Carter quando chegou esta manhã na Faixa de Gaza.

EFE |

"Os explosivos estavam na rota feita pelo comboio de Carter quando entrou em Gaza", disseram à Agência Efe fontes da segurança do Hamas que pediram para não ser identificadas.

Testemunhas palestinas no norte de Gaza confirmaram ter visto uma equipe de agentes da Polícia do Hamas desativando uma bomba perto do terminal fronteiriço de Erez, que Carter atravessou para chegar ao território palestino.

Guy Imbar, porta-voz da Administração Civil do Exército israelense, disse à Efe que Erez "foi fechada brevemente depois de o Exército receber informação da inteligência sobre uma ou duas bombas que tinham sido colocadas na rota de Carter" no território palestino.

O porta-voz do Hamas em Gaza, Tahar al-Nunu, no entanto, negou qualquer tentativa de atentado contra o ex-presidente americano, informou a agência de notícias palestina "Ma'an".

Carter deve seguir a mesma rota e usar o mesmo terminal quando deixar a Faixa, esta tarde.

O ex-presidente, que visita Gaza como diretor do Centro Carter e a convite da ONU, chegou à Faixa e se dirigiu ao norte do território para observar os danos sofridos durante a ofensiva militar de Israel entre dezembro e janeiro, na qual 1.400 palestinos morreram.

Na agenda, além de visitar um hospital e se reunir com funcionários da agência das Nações Unidas para os refugiados palestinos (UNRWA) e com representantes de organizações civis de Gaza, está um encontro com representantes do Hamas e com o líder máximo do grupo, Ismail Haniyeh.

Carter deve apresentar a Haniyeh uma nova proposta para a paz com os palestinos e que tente promover a libertação do soldado israelense Gilad Shalit, sequestrado nas proximidades de Gaza pelo Hamas e por outras duas milícias palestinas em 2006. EFE sar/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG