Polícia detém mais de 40 ativistas na Dinamarca em ato sobre refugiados

Copenhague - Mais de 40 pessoas foram detidas hoje após um confronto com a Polícia durante um ato a favor do fechamento do campo de refugiados de Sandholm, ao norte de Copenhague. Os choques ocorreram no marco de uma manifestação pacífica na qual 1.500 pessoas protestaram contra o que consideram uma política racista do Governo dinamarquês.

EFE |

As detenções ocorreram quando ativistas furaram o cordão policial que estava na entrada do acampamento e tentaram chegar ao alambrado de segurança para ultrapassá-lo e entrar no local, objetivo final de uma ação anunciada há dias.

A Polícia, que deslocou centenas de agentes para cercar o recinto, lançou bombas de gás lacrimogêneo contra os ativistas, mas também contra a maioria dos manifestantes, incluindo crianças, que permaneciam do lado de fora do local de forma pacífica.

O subinspetor da Polícia do norte de Selandia, Flemming Poulsen, qualificou de "correta" a atuação policial e informou que as detenções foram realizadas pelas acusações de vandalismo, invasão e resistência à autoridade.

A manifestação, que tinha autorização e ocorreu sem incidentes até Sandholm, tinha sido convocada pela iniciativa Shut Down the Camp ("Feche o acampamento"), que reúne vários coletivos de defesa dos direitos dos imigrantes e refugiados.

O grupo já tinha anunciado que a concentração teria duas partes: uma manifestação e uma ação de desobediência civil pacífica na qual participaria um agrupamento menor.

Um porta-voz do coletivo assegurou que 50 ativistas conseguiram entrar no acampamento, o que foi negado pela Polícia, que impediu a imprensa de ter acesso ao interior do lugar.

Cerca de dois mil refugiados (500 deles crianças), cujos pedidos de asilo foram rejeitados, vivem em acampamentos na Dinamarca, com duração média de 3,5 anos entre os adultos, embora em alguns casos cheguem a 10 anos.

Leia mais sobre: refugiados

    Leia tudo sobre: refugiados

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG