Polícia detém 70 opositores em protesto do Dia da Ira na Rússia

Moscou, 20 mar (EFE).- Cerca de 70 opositores foram detidos hoje por tropas de choque russas quando tentavam realizar uma manifestação não-autorizada no centro de Moscou no dia nacional de protesto, o Dia da Ira, do qual participaram milhares de pessoas em inúmeras cidades da Rússia.

EFE |

Todos os detidos foram conduzidos a diversas delegacias da capital, acusados de faltas administrativas, disse à agência "Interfax" o porta-voz da Polícia de Moscou, Viktor Biryukov.

Os opositores pretendiam se reunir na praça Pushkin (no centro de Moscou), que foi bloqueada desde a manhã por tropas de choque.

Entre os detidos, está o líder da Frente de Esquerda, Serguei Udaltsov, um dos organizadores do protesto contra as políticas das autoridades locais e do Governo federal, liderado pelo primeiro-ministro Vladimir Putin.

"Estamos muito preocupados. Mais uma vez se demonstra que na Rússia não se observa o artigo 31 da Constituição, que garante a liberdade de realizar comícios e manifestações", declarou Oleg Orlov, diretor da prestigiosa organização russa de defesa dos direitos humanos Memorial.

Orlov comparou a situação dos opositores na Rússia com a da oposição iraniana. Segundo ele, "no Irã, se impedem as ações da oposição mais ou menos da mesma maneira".

As manifestações começaram no porto de Vladivostok, às margens do Oceano Pacífico, onde, segundo os organizadores, mais de 1,5 mil pessoas se aglomeraram na praça central dessa cidade.

Entre as exigências dos manifestantes estavam a renúncia das autoridades locais e do Governo federal e a restituição das eleições dos governadores.

O protesto nesse porto, que contava com a permissão das autoridades, transcorreu em meio a fortes medidas de segurança e sem incidentes.

O Dia da Ira é celebrado desde 2008 como dia nacional por iniciativa de grupos opositores e de diversas organizações sociais.

EFE bsi/sa

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG