Uma grande rede de tráfico de drogas, que levou mais de mil toneladas de maconha do México para os Estados Unidos nos últimos seis anos, foi desmantelada no Arizona, com a prisão de 39 pessoas, informou nesta terça-feira a promotoria estadual.

No total, há 59 acusados por tráfico de drogas, dos quais 39 já foram detidos na operação contra a Organização Garibaldi-López, uma quadrilha "binacional que traficou cerca de 180 toneladas de maconha anuais do México para os Estados Unidos desde 2003", disse o promotor-geral do Arizona, Terry Goddard.

A operação "Tumbleweed" uniu a polícia de Phoenix, homens da Agência de Imigração e Alfândega (ICE) e agentes da DEA, a agência federal de combate às drogas.

Após um ano de investigações, esta força-tarefa apreendeu, na segunda-feira, um carregamento de 12 mil quilos de maconha, um quilo de cocaína e cinco quilos de anfetaminas, além de um milhão de dólares em dinheiro, revelou Goddard.

"O tráfico pela fronteira do sul (com o México) do crime organizado é a ameaça deste século" disse o promotor, ao destacar que a quadrilha atuava de um modo "muito complexo e sofisticado".

pb/LR

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.