Polícia desmantela rede que levou mil toneladas de maconha para EUA

Uma grande rede de tráfico de drogas, que levou mais de mil toneladas de maconha do México para os Estados Unidos nos últimos seis anos, foi desmantelada no Arizona, com a prisão de 39 pessoas, informou nesta terça-feira a promotoria estadual.

AFP |

No total, há 59 acusados por tráfico de drogas, dos quais 39 já foram detidos na operação contra a Organização Garibaldi-López, uma quadrilha "binacional que traficou cerca de 180 toneladas de maconha anuais do México para os Estados Unidos desde 2003", disse o promotor-geral do Arizona, Terry Goddard.

A operação "Tumbleweed" uniu a polícia de Phoenix, homens da Agência de Imigração e Alfândega (ICE) e agentes da DEA, a agência federal de combate às drogas.

Após um ano de investigações, esta força-tarefa apreendeu, na segunda-feira, um carregamento de 12 mil quilos de maconha, um quilo de cocaína e cinco quilos de anfetaminas, além de um milhão de dólares em dinheiro, revelou Goddard.

"O tráfico pela fronteira do sul (com o México) do crime organizado é a ameaça deste século" disse o promotor, ao destacar que a quadrilha atuava de um modo "muito complexo e sofisticado".

pb/LR

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG