Polícia britânica prende 12 em operação antiterrorista

A polícia britânica prendeu 12 homens, nesta quarta-feira, em uma ampla operação antiterrorista no noroeste da Inglaterra, informaram fontes policiais.

AFP |

Doze homens, dos quais o mais jovem tem entre 15 e 20 anos e o mais velho, 41, foram detidos no âmbito da lei antiterrorista, em oito lugares diferentes do noroeste da Inglaterra, anunciou a polícia de Greater Manchester.

Centenas de policiais, membros da unidade antiterrorista do noroeste, apoiados pelas forças de polícia de três condados da região (Merseyside, Greater Manchester e Lancashire), fizeram as detenções em várias batidas, no final da tarde desta quarta, acrescentou a nota.

Segundo a polícia de Greater Manchester, as batidas aconteceram no bairro de Cheetham Hill, em Manchester, na Universidade John Moores, de Liverpool, e na cidade de Clitheroe (Lancashire).

A polícia decidiu efetuar as detenções antes do previsto, depois que um alto responsável da Scotland Yard deixou vazar detalhes da operação.

O chefe da unidade antiterrorista da Scotland Yard, Bob Quick, foi fotografado na quarta, ao chegar a Downing Street, para se reunir com o premier Gordon Brown.

Nas imagens, divulgadas pelas TVs britânicas, podia-se ver os documentos que Quick levava, com os locais e detalhes do dispositivo.

Pouco depois, o responsável antiterrorista admitiu o erro e disse ao chefe da Scotland Yard, Sir Paul Stephenson, "sentir profundamente".

O início da operação foi uma decisão "de ordem operativa", tomada pela polícia e pelos serviços de inteligência do MI5, explicou a ministra do Interior, Jacqui Smith, em um comunicado.

mt-cyb/tt/LR

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG