Polícia alemã dissolve bloqueios contra comboio de resíduos nucleares

Berlim, 8 nov (EFE).- A Polícia alemã dissolveu no começo da manhã deste sábado (local) vários bloqueios de estradas armados por ativistas antinucleares no estado da Baixa Saxônia, em protesto contra o transporte de resíduos para o cemitério nuclear de Gorleben (norte do país).

EFE |

Os manifestantes tinham fechado uma estrada da região aonde chegará o comboio nuclear que partiu ontem da usina de reprocessamento de Le Hague (França), e que à noite entrou em território alemão envolvido em ações de protesto.

Trata-se do primeiro transporte de resíduos em dois anos, e a Polícia preparou um dispositivo de 10.000 soldados ao longo do trajeto pela Alemanha para evitar ações de bloqueio.

Calcula-se que o trem chegará a Wörth, na Renânia-Palatinado, no começo da tarde de hoje (local), e em seguida seguirá viagem para Gorleben, a cerca de mil quilômetros de distância.

Centenas de manifestantes chegaram na tarde da sexta-feira à cidade de Dannenberg para participar hoje das concentrações contra o comboio.

O cemitério de Gorleben foi construído em 1983 para receber provisoriamente resíduos das usinas nucleares alemãs, à espera de um depósito definitivo, em um local ainda não determinado. EFE gc/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG