Polícia descobre plantação de maconha em propriedade de Pinochet

Casa de veraneio se encontra sob embargo por processo judicial; filha mais velha de ditador diz que local está abandonado

iG São Paulo | 06/07/2011 16:17

Texto:
enviar por e-mail
* campos são obrigatórios
corrigir
* campos obrigatórios

A polícia chilena descobriu uma plantação de maconha na casa de veraneio do ditador Augusto Pinochet, morto em 2006, que se encontra sob embargo por conta de um processo judicial que visa a esclarecer a origem de sua fortuna, informou nesta quarta-feira o jornal La Tercera.

A plantação foi encontrada em 6 de março de 2010, mas somente agora teve sua existência divulgada. Segundo o jornal chileno La Tercera, foram encontrados 182 pés e dois quilos de maconha em processo de secagem em uma área a seis quilômetros do acesso principal do loteamento Los Boldos.

A residência de Los Boldos, cujo terreno tem 51 hectares, está localizada no balneário de Santo Domingo, a sudoeste de Santiago. Em uma capela de um de seus pátios foram depositadas as cinzas do ditador, morto aos 91 anos em 10 de dezembro de 2006.

De acordo com Lucía Pinochet, a filha mais velha do ditador, a residência de Los Boldos está abandonada e a família não havia sido informada da descoberta. "Estou surpresa. Não temos ideia do que pode acontecer em Los Boldos. Está aberto, até animais podem entrar. Está meio abandonado", disse.

A Justiça embargou o loteamento como parte da investigação do caso Riggs, que procura esclarecer a origem da fortuna de Pinochet, calculada em US$ 26 milhões, dos que mais de US$ 21 milhões não têm justificativa legal.

Após as plantações terem sido encontradas, a promotoria determinou que o administrador da propriedade, o suboficial aposentado Juan Carlos Machuca Rodríguez, assim como o jardineiro Carlos Tapia Sánchez, prestem depoimento. Sánchez, no entanto, declarou que "não tinha ideia de que uma plantação de maconha havia sido encontrada".

Segundo o La Tercera, a polícia teria comprovado que foi instalado no local um sistema de irrigação com encanamentos conectados à rede de água potável e com abundante provisão de fertilizantes. Até o momento os responsáveis pelo cultivo não foram identificados.

*Com EFE e AFP

Texto:
enviar por e-mail
* campos são obrigatórios
corrigir
* campos obrigatórios

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG


Previsão do Tempo

Previsão Completa

 
  • Hoje
  • Amanhã

INDICADORES ECONÔMICOS

Câmbio

moeda compra venda var. %

Bolsa de Valores

indice data ultimo var. %
  • Fonte: Thomson Reuters
Ver de novo