Polêmica contra Scotland Yard aumenta com novo vídeo

A Polícia britânica, muito criticada depois da morte de um homem durante as manifestações contra o G20 em Londres, suspendeu na terça-feira à noite um segundo oficial, que aparece em um novo vídeo disponibilizado na internet agredindo uma mulher no mesmo dia.

AFP |

"As ações do policial são motivo de preocupação", indicou a Scotland Yard poucas horas depois do vídeo ter sido disponibilizado no portal YouTube.

"O oficial foi identificado e suspenso pelo tempo necessário para uma investigação mais aprofundada", informou a Scotland Yard em um comunicado.

As imagens mostram uma mulher de costas, com um gorro na cabeça, enfrentando um policial, que a empurra para forçar um recuo. O homem leva a mão ao rosto da manifestante, mas o ângulo não permite saber se ele a atingiu ou não.

Ao ser enfrentado verbalmente pela terceira vez, o policial saca o cassetete e agride a jovem nas pernas.

"Quando esse vídeo nos foi apresentado por um órgão da imprensa nesta tarde iniciamos as investigações para identificar o policial e, no momento, vamos levar o incidente à IPCC", comissão independente encarregada de examinar as queixas contra a Polícia, havia indicado a Scotland Yard em seu primeiro comunicado.

"Cada policial é responsável perante a lei, e é plenamente consciente de que cada uma de suas ações pode ser observada. A decisão de utilizar a força foi tomada pelo policial, e ele deve ser considerado responsável", indicou a Polícia.

Já a IPCC indicou que estava a par de que a Scotland Yard iria informá-la a respeito de um incidente. "Depois que essa indicação for efetuada, examinaremos e decidiremos a melhor maneira de investigar os atos do policial envolvido", indicou o órgão.

A Polícia está na berlinda desde a morte de um homem no dia 1º de abril, próximo ao Banco da Inglaterra onde era realizada uma manifestação.

Um policial foi suspenso e a IPCC abriu uma investigação sobre este caso.

elm/fp/dm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG