Plebiscito sobre pacto com os EUA é enviado ao Parlamento iraquiano

Bagdá, 17 ago (EFE).- O Governo iraquiano enviou hoje ao Parlamento o projeto de lei que estipula a realização de um plebiscito sobre o acordo que Iraque e Estados Unidos selaram a respeito da presença das tropas americanas no país, informaram fontes oficiais.

EFE |

Em nota, o porta-voz do Executivo iraquiano, Ali al-Dabbagh, destacou que o texto que regula a consulta já foi aprovado pelo Governo e que a votação se acontecerá no mesmo dia das eleições parlamentares de janeiro.

O acordo de segurança entre Iraque e EUA foi aprovado pelo Parlamento iraquiano em 27 de novembro do ano passado e ratificado pelo então presidente americano, George Bush, e o primeiro-ministro iraquiano, Nouri al-Maliki, em 14 de dezembro.

Além de determinar a retirada das tropas americanas dos grandes centros urbanos até junho deste ano, o que já foi cumprido, o pacto diz que os militares dos EUA terão que deixar o Iraque antes de 2011.

Porém, quando o pacto foi aprovado no Iraque, foi combinado que ele seria submetido a um plebiscito. Esta votação iria acontecer em 31 de, mas foi adiada para o ano que vem. EFE am/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG