fracasso total , diz presidente do Equador - Mundo - iG" /

Plano Colômbia é um fracasso total , diz presidente do Equador

Quito, 15 nov (EFE).- O presidente do Equador, Rafael Correa, afirmou hoje que o Plano Colômbia, realizado no país vizinho com apoio do Governo dos Estados Unidos na luta contra o narcotráfico, é um fracasso total.

EFE |

O Plano Colômbia "é um fracasso total. Centenas, bilhões de dólares. A Colômbia tem mais helicópteros que pilotos e as plantações de droga continuam aí e vastos territórios continuam sem serem controlados pelo Estado colombiano", declarou Correa.

Para o presidente equatoriano, o conflito colombiano "não tem saída militar, tem saída política, mas os militaristas, belicistas de sempre, jamais aceitarão aquilo", declarou.

O comentário de Correa sobre o Plano Colômbia foi feito durante seu relatório semanal de trabalhos, no qual lembrou que se reuniu na última quarta com o congressista democrata americano James McGovern, a quem explicou o Plano Equador, executado pelo Governo de Quito desde 2007 na região da fronteira com a Colômbia.

O encontro aconteceu no Palácio de Carondelet, sede da Presidência do Equador, onde Correa explicou a McGovern sobre o projeto empreendido pelo Governo equatoriano para minimizar os efeitos causados pelo conflito interno da Colômbia na região fronteiriça.

Correa apresentou o Plano Equador em 24 de abril de 2007, com o qual, além de minimizar os efeitos das pulverizações do Plano Colômbia na zona da fronteira com seu país, pretende estimular o desenvolvimento social nas províncias limítrofes através do estabelecimento de projetos agrícolas e artesanais.

O programa também estabelece um maior controle na fronteira para evitar incidentes com grupos colombianos irregulares.

Para Correa, o Plano Equador é um projeto de paz que busca uma política de vizinhança e de relações eqüitativas e solidárias, assim como um controle efetivo do território equatoriano e o respeito ao meio ambiente. EFE sm/wr/fal

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG