cessar-fogo defensivo até 1º de junho - Mundo - iG" /

PKK estende cessar-fogo defensivo até 1º de junho

Istambul, 13 abr (EFE).- O grupo armado Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) afirmou hoje que prolongará o cessar-fogo defensivo até 1º de junho, informou a agência Firat, ligada à organização.

EFE |

Desta forma, o PKK decidiu estender o cessar-fogo, que expirava em 29 de março.

Segundo as táticas do grupo, este tipo de acordo se refere aos ataques diretos, mas não às ações armadas com caráter supostamente defensivo.

No entanto, o comunicado da organização -considerada terrorista pela Turquia, pela União Europeia (UE) e pelos Estados Unidos - reconhece que, "pela primeira vez, estabeleceu-se a opinião de que é possível entrar em um processo de resolução do problema curdo sem violência".

O PKK acusa o Exército turco de desrespeitar o cessar-fogo e de inclusive ter intensificado as operações contra o grupo.

O Governo turco não reconhece acordo algum com a guerrilha, pois os considera enganosos, e se recusa a dialogar com uma organização qualificada como terrorista, mas a imprensa turca analisa há meses se há circunstâncias para uma anistia geral aos militantes curdos.

EFE amu/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG