PKK confirma ataque aéreo turco no norte do Iraque

Suleimaniya (Iraque), 23 abr (EFE) - Fontes do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) confirmaram à Agência Efe que aviões turcos bombardearam hoje o norte do Iraque, sem deixar vítimas.

EFE |

O responsável de Relações Públicas do PKK, Ahmed Deniz, disse que "aviões militares turcos bombardearam as montanhas de Khwakurk, na fronteira entre Iraque, Irã e Turquia, dentro da província iraquiana de Erbil".

Segundo Deniz, o ataque ocorreu entre 4h30 e 5h (9h30 e 10h em Brasília).

"Nossas tropas (do PKK) dispararam nos aviões, que abandonaram a área", disse o porta-voz.

Ele afirmou que a Turquia ainda continua concentrando tropas perto da fronteira com o Iraque, embora ainda não tenham entrado no país vizinho.

"A luta continua no norte do Curdistão, no sudeste da Turquia", ressaltou.

Antes, a rede de televisão "CNN Türk" tinha informado que quatro aviões da Força Aérea turca realizaram hoje uma incursão na região de Hakurk contra bases da guerrilha separatista curda.

Em fevereiro, o Exército turco fez uma incursão militar de oito dias contra as bases do PKK no Iraque e, desde dezembro, bombardeia periodicamente supostas posições curdas do outro lado da divisa, de acordo com uma autorização governamental para efetuar operações além das fronteiras durante um ano.

O PKK pegou em armas contra Ancara em 1984 para reivindicar a autonomia dos 12 milhões de curdos que vivem na Turquia.

Desde então, mais de 35 mil pessoas morreram nos confrontos entre as forças de segurança turcas e os rebeldes curdos. EFE fm/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG