Piratas somalis libertam cargueiro turco

Nairóbi, 3 fev (EFE).- Piratas somalis libertaram o cargueiro turco Bosphorus Prodigy e seus 11 tripulantes, após sete semanas de sequestro, informou hoje à Agência Efe a ONG Ecoterra, com sede em Nairóbi.

EFE |

O cargueiro e seus ocupantes, oito ucranianos e três turcos, foram libertados na segunda-feira à noite e todos os tripulantes "se encontram em perfeito estado de saúde", segundo a fonte.

O "Bosphorus Prodigy" foi sequestrado por piratas somalis nas águas do Golfo de Áden em 15 de dezembro e levado para a costa da região de Puntlândia, no norte da Somália, onde ficou retido até agora.

O navio navega com bandeira de Antígua e Barbuda, mas pertence a uma companhia turca. A Ecoterra não especificou se houve o pagamento de algum resgate pela libertação do cargueiro e da tripulação.

Após esta libertação, ainda restam 14 navios, com cerca de 250 tripulantes, sequestrados por piratas somalis em águas do Oceano Índico e do Golfo de Áden.

Entre as embarcações que continuam sequestradas, encontra-se o "Faina", um cargueiro ucraniano capturado pelos piratas somalis em setembro do ano passado e que transporta equipamento militar.

Neste primeiro mês de 2009, o número de ataques dos piratas e de capturas de navios caiu a respeito das últimas semanas do ano passado, enquanto a vigilância internacional e as medidas contra a pirataria foram reforçadas. EFE pa/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG