Piratas somalis capturam segundo cargueiro no Golfo do Áden

Londres, 14 abr (EFE).- Um segundo cargueiro foi capturado nas últimas 24 horas por piratas somalis nas águas do Golfo do Áden, confirmou hoje à Agência Efe o porta-voz do Comando Marítimo da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) de Northwood, ao norte de Londres.

EFE |

A embarcação "MV Sea Horse" tem 5 mil toneladas de peso e é libanesa, mas com bandeira do Togo, disse o capitão de fragata Chris Davies da base de Northwood, onde fica também o Estado-Maior da missão militar da União Europeia (UE) contra a pirataria em águas próximas a Somália.

Piratas somalis também capturaram hoje na mesma área um cargueiro grego com 22 tripulantes, disse à Efe Andrew Mwangura, diretor do Programa de Assistência aos Marinheiros (PAM), com sede no Quênia.

"Os dois (sequestros) ocorreram nas últimas 24 horas", acrescentou Chris Davies, sem dar mais detalhes.

Em 2008, mais de 80 navios - frente aos 31 de 2007 - foram vítimas dos ataques das piratas no Chifre da África, que chegaram a reter 17 embarcações simultaneamente enquanto negociavam resgates que, segundo um relatório da ONU, alcançaram os 24 milhões de euros.

Atualmente, os piratas retêm 20 navios de diversas nacionalidades, com cerca de 300 tripulantes a bordo, dos quais 100 são filipinos, segundo organizações de assistência e vigilância da navegação. EFE pa/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG