acordo sobre cargueiro de armas ucraniano - Mundo - iG" /

Piratas somalis anunciam acordo sobre cargueiro de armas ucraniano

Os piratas somalis que retêm há dois meses o Faina, um cargueiro ucraniano que transporta armas, afirmaram neste domingo à AFP que um acordo foi concluído com os proprietários para a libertação do navio, que poderá acontecer daqui a quatro dias.

AFP |

"O que posso dizer é que um acordo foi finalmente encontrado. Não posso informar o valor do resgate", declarou Sugule Ali, porta-voz dos piratas.

"O Faina poderá ser libertado após o pagamento de uma certa quantia de dinheiro. É apenas uma questão de tempo e de condições técnicas antes que o navio seja libertado", acrescentou.

O porta-voz destacou que um plano de libertação em seis dias (quatro dias a partir deste domingo) foi estabelecido para permitir que os piratas recebam o pagamento sem se arriscarem.

"Daqui a quatro dias, deveremos ter deixado o Faina. Estamos nos preparando a desembarcar nossos homens com segurança", declarou Ali.

"Nossos homens estão muito cansados, assim como a tripulação. Queremos que a situação seja resolvida", destacou.

Os piratas concordaram em abaixar o valor do resgate pedido inicialmente, que era de 35 milhões de dólares. No dia 25 de novembro, eles aceitaram libertar o Faina, seus 20 tripulantes e sua carga por três milhões de dólares.

O Faina transportava, entre outros equipamentos, 33 tanques T-72 de concepção soviética e 14.000 munições.

bur/yw

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG