Em 11 de setembro de 1973, o general Augusto Pinochet encabeçou o golpe que derrubou o então presidente Salvador Allende

O presidente do Chile, Sebastián Piñera, afirmou neste sábado que o golpe de Estado liderado há 37 anos pelo general Augusto Pinochet "foi certamente um desfecho previsível, embora evitável", considerando a conjuntura política da época.

"Nossa democracia se quebrara, mas não foi uma morte súbita nem intempestiva. Foi certamente um desfecho previsível, embora evitável, de uma democracia que estava doente", disse Piñera, que participa de uma cerimônia em memória das vítimas do golpe de 1973 no norte do país.

A sociedade estava "doente de ódio, de polarização extrema, de falta de diálogo. Dava a impressão de que governo e oposição na época haviam decidido destruir-se mutuamente e por fim conseguiram", estimou o presidente.

Em 11 de setembro de 1973, o general Augusto Pinochet encabeçou o golpe de Estado que derrubou o então presidente socialista Salvador Allende. Após a tomada do Palácio de La Moneda pelas tropas chilenas, Allende cometeu suicídio dentro de seu gabinete.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.