nova forma de governar no Chile - Mundo - iG" /

Piñera anuncia nova forma de governar no Chile

Santiago do Chile, 7 fev (EFE).- O presidente eleito do Chile, Sebastián Piñera, propõe iniciar no Chile uma nova forma de governar quando assumir a chefia do Estado, no dia 11 de março.

EFE |

"Este não vai a ser um Governo de administração, mas faremos grandes mudanças", disse Piñera. Em 17 de janeiro passado, liderando uma coalizão de direita, ele derrotou nas urnas a coalizão de centro-esquerda que governou o país desde 1990.

Em declarações publicadas hoje pelo jornal "El Mercurio", o milionário assegurou, além disso, que estará acompanhado em sua gestão "por um gabinete de excelência".

Segundo seus assessores próximos, Piñera divulgará na próxima terça-feira a composição de seu gabinete de ministros, no qual, conforme assegurou, haverá um equilíbrio entre os âmbitos político e o técnico e será representativo de um amplo marco de ideias.

Seu Governo, ressaltou o líder eleito, de 60 anos, pretende criar uma nova relação entre o Governo e a cidadania. Ele quer que em 2018 o Chile chegue a ser um país desenvolvido e sem pobreza".

Sobre sua equipe ministerial, disse que fez um grande esforço "para que o gabinete não seja cruzado nem contaminado pelas práticas da burocracia política".

Além disso, anunciou que entre os primeiros projetos de sua gestão está a criação de um mecanismo permanente de avaliação para cada Ministério.

"Vamos criar por lei a Agência de Qualidade das Políticas Públicas, que de forma independente e autônoma avaliará as decisões públicas", explicou. EFE ns/sa

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG