PIB britânico cai 1,5% no primeiro trimestre, diz instituto

Londres, 8 abr (EFE).- A economia do Reino Unido registrou uma contração de 1,5% no primeiro trimestre do ano, o que confirma que o país enfrenta sua pior recessão desde os anos 80, afirmou hoje um renomado centro de análise econômica.

EFE |

O Instituto de Pesquisa Econômica e Social do Reino Unido (NIESR, na sigla em inglês) incluiu a queda do Produto Interno Bruto (PIB) num estudo que assegura que a atual desaceleração econômica tem "muitos pontos em comum" com a crise da década de 80.

Segundo o órgão, caso as semelhanças entre ambas as crises perdurem, o Reino Unido só deve se recuperar economicamente em 2012.

"Embora não haja uma razão clara que indique que o perfil da atual recessão deverá ser igual ao da crise dos anos 80, o nível de queda na produção até agora tem sido bem parecido", explicou o NIESR.

Em relatórios anteriores, o instituto dizia que a situação se complicaria até 2010, quando a economia britânica iniciaria uma nova fase de desenvolvimento.

Se este prognóstico for confirmado, o que dever acontecer no dia 24, a economia britânica completará três trimestres consecutivos de retrações. EFE av/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG