Pianista chinês abre as comemorações dos 200 anos de Chopin

Varsóvia, 7 jan (EFE).- Um concerto do pianista chinês Lang Lang abre hoje na Filarmônica de Varsóvia as comemorações do bicentenário do nascimento do compositor polonês Frédéric Chopin (Zelazowa Wola, 1810 e Paris, 1849).

EFE |

O virtuoso chinês de 27 anos interpretará várias peças de Chopin com a Orquestra da Filarmônica da Polônia, dirigida por Antoni Wit.

Lang Lang defendeu em várias ocasiões que o concerto em Fá menor do célebre polonês é "uma das composições musicais mais bonitas de todos os tempos".

A atuação do pianista chinês é o primeiro de mais de 2 mil atos que, ao longo deste ano, lembrarão o bicentenário de Chopin, filho de um emigrante francês na Polônia e de uma aristocrata polonesa.

O ponto central da comemoração será a inauguração, em março, de um museu dedicado ao gênio polonês, que será o ponto de partida da chamada "rota de Chopin", na qual os fãs da música clássica poderão percorrer alguns dos lugares que serviram de inspiração ao compositor.

Embora tenha morrido em Paris, o coração de Frédéric Chopin descansa por seu desejo na igreja da Santa Cruz de Varsóvia. EFE nt/dm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG