príncipe consorte - Mundo - iG" /

Philip bate recorde como príncipe consorte

O príncipe Philip estabeleceu neste sábado um recorde de longevidade como príncipe consorte na Grã-Bretanha: 57 anos e 71 dias desde a ascensão ao trono da esposa, a rainha Elizabeth II.

AFP |

Philip, duque de Edimburgo, bateu um recorde que durava quase 200 anos e pertencia à rainha Charlotte, que se casou com o rei George III em 1761 e morreu um ano antes do marido marido, em 1818.

O duque de Edimburgo, 87 anos, assumiu a função de "príncipe consorte" em 6 de fevereiro de 1952, dia da morte do rei George VI, que foi sucedido pela filha mais velha, Elizabeth II. Agora é também o mais antigo consorte de um soberano no poder no mundo.

O duque de Edimburgo não pretende celebrar a data e sua agenda mostra que passará o fim de semana no castelo de Windsor, ao oeste de Londres.

O príncipe Philip, que ostenta os títulos de almirante da Marinha, marechal do Exército e marechal da Aeronáutica, nasceu como príncipe Philippos da Grécia e da Dinamarca em 10 de junho de 1921, filho único do príncipe Andrew da Grécia - o irmão mais novo do rei da Grécia Constantine - e da princesa Alice.

rjm/fp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG