PF faz operação contra crimes financeiros no RS

São Paulo, 13 mai (EFE).- A Polícia Federal (PF) realizou hoje uma grande operação para desmontar um esquema de crimes financeiros no estado do Rio Grande do Sul.

EFE |

O esquema foi desarticulado nesta quarta-feira por 40 agentes que atuaram na operação "M", que ocorreu nas cidades de Porto Alegre, Caxias do Sul e Santa Cruz do Sul, segundo nota divulgada pela PF.

A operação resultou na detenção de sete suspeitos, que responderão por crimes como fraude e lavagem de dinheiro, cujas penas somadas poderiam chegar a 30 anos de prisão.

"Os crimes consistiam na montagem das chamadas 'pirâmides financeiras', assemelhando-se às praticadas de um financista americano cuja fraude foi recentemente divulgada em toda a imprensa internacional. Em síntese, pagava-se os rendimentos de seus clientes com os valores aportados por novos clientes ou por novas aplicações de clientes antigos", disse o comunicado da PF.

Segundo a nota, a quadrilha "montou uma rede de captadores que, mediante o recebimento de comissão, angariavam clientes para aplicar no esquema, com a promessa de receberem juros acima dos pagos pelo mercado". EFE wgm/plc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG