enorme - Mundo - iG" /

Petrobras diz que explorar novas reservas terá custo enorme

Rio de Janeiro, 15 set (EFE).- O presidente da petrolífera Petrobras, José Sérgio Gabrielli, admitiu hoje que a exploração das gigantescas reservas descobertas pela empresa nos últimos meses no oceano Atlântico suporá também enormes desafios tecnológicos e financeiros.

EFE |

Gabrielli disse que ainda não se pode calcular o custo que terá a exploração das novas reservas, mas a título de comparação, ressaltou que cada módulo produtivo para extrair 150 mil barris diários exigirá um investimento de até US$ 7 bilhões.

"É só fazer um cálculo simples, se levarmos em conta que necessitaremos de cerca de 40, 60 ou 80 módulos desses. Isso significa desembolsos enormes", afirmou Gabrielli em discurso hoje em um seminário sobre petróleo e gás no Rio de Janeiro.

O atual plano de ação da Petrobras para o período entre 2008 e 2012, que prevê investimentos de US$ 112,4 bilhões, ainda não inclui os recursos que serão necessários para explorar as reservas descobertas na chamada camada do Pré-sal, que, segundo o Governo, pode transformar o Brasil em um dos grandes produtores e exportadores mundiais de petróleo.

Em comunicado divulgado hoje, a Petrobras anunciou a contratação de dez novas plataformas flutuantes de produção do tipo FPSO (plataformas flutuantes que produzem, estocam e escoam petróleo) para as áreas do Pré-Sal na Bacia de Santos. EFE cm/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG