Petraeus quer melhorar coordenação militar com o Paquistão

Islamabad, 20 jan (EFE).- O chefe do Comando Central americano, o general David Petraeus, que visita Islamabad, expressou hoje a necessidade de que Paquistão e Estados Unidos melhorem sua coordenação em matéria militar e sigam em frente em seu esforço antiterrorista.

EFE |

Petraeus discutiu hoje "assuntos de interesse mútuo" com o presidente paquistanês, Asif Alí Zardari, o primeiro-ministro, Yousef Raza Guilani, e o chefe do Exército, Ashfaq Pervez Kiyani, segundo comunicado da Embaixada americana em Islamabad.

A visita do oficial, que até há poucos meses era comandante militar americano no Iraque e que agora está à frente da região que cobre do leste da África ao Sul da Ásia, incluindo o Afeganistão, acontece pouco antes de Barack Obama assumir como novo presidente dos Estados Unidos.

"Discutimos a necessidade de que haja coordenação nas áreas onde os EUA estão cooperando com o Paquistão", disse Petraeus, segundo a imprensa local.

O general acrescentou que seu país está desenvolvendo "planos" para "aumentar sua contribuição em ajuda militar", assim como a possibilidade de realizar outras "atividades no esforço antiterrorista", o que é do "interesse de todos os países".

Petraeus admitiu também que Washington "buscou rotas adicionais" para o transporte de provisões a suas tropas desdobradas no Afeganistão, que atualmente chegam principalmente pelo Paquistão.

I militar deve viajar ainda hoje ao Afeganistão, onde continuará com sua rodada de encontros com autoridades políticas e militares do locais. EFE igb/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG